A CENA MAIS SURREAL DO ANO

por Kritz

Lembra da insônia?
Então.
Agora ela vem acompanhada por uma frase em persa que me persegue dia e noite, noite e dia e vice-versa.
Tudo começou quando meu professor iraniano que só fala inglês e dá aula sobre literatura do Brasil disse que alguém bam-bam-bam da parte vestida de burca do mundo viria até a Unb.
Precisava de algum aluno aplicado e nerd que topasse dar as boas-vindas pro tal camarada.
Claro que eu não me candidatei porque não sou nem aplicada nem nerd, e descogitei a idéia de vez quando ele disse que a saudação seria em persa.
Mas quando ele ofereceu um ponto na média final pra essa que vos escreve, que vive mendigando notas e está se formando (nem eu agüento mais dizer que tô me formando) desde que ela decorasse uma saudação cheia de palavras esquisitas, eu tive que deixar meu lado corrupto e interesseiro falar mais alto: topei pagar o mico.
Foi demais.
Todo mundo me tratou como chefe de estado e bateu palma pra mim o tempo todo.
Bem no dia caiu um toró que inundou o prédio da Reitoria e eu tive que rir da cara de “isso nunca aconteceu antes” com a que o reitor da Unb olhava pra autoridade oriental, enquanto o tradutor pedia desculpas de um jeito que mais parecia um espirro.
Um povo pró-Israel levantou uma plaquinha “Israel forever young” e ficou aquele clima de “chamem os seguranças, chamem os seguranças”.
Confesso que fiquei com medo de ataque terrorista: aquele povo do nariz grande e barba por fazer, aquelas mulheres chiques de lenço na cabeça e broches de brilhante me fizeram sentir no avião que derrubou o WTC, mas não rolou nenhum boom.
Proferi a tal frase num microfone e quando acabei todos os iranianos presentes riram, o que seria normal se eu tivesse feito uma piada. Mas como eu não fiz piada nenhuma já que sequer sabia o que estava falando, comecei a rezar quando meu professor chegou com cara de poucos amigos perto de mim, berrando e dizendo que em vez de “amigos iranianos” eu tinha dito “vadios iranianos”.
Em persa, claro, porque eu sou chique.

E lá se foi o meu ponto na média final.
=(

